Dinâmica de inovação reunirá jovens em torno do tema da Prevenção Combinada

Dinâmica de inovação reunirá jovens em torno do tema da Prevenção Combinada

Dinâmica de inovação reunirá jovens em torno do tema da Prevenção Combinada
O objetivo é criar aplicativos com a metodologia “Hackathon”

A iniciativa “Hackathon” estará presente no 11º Congresso de HIV/aids e 4º Congresso de Hepatites Virais. A ação tem como objetivo reunir jovens para desenvolver aplicativos que atendam a um fim específico ou projetos que sejam inovadores, com enfoque na estratégia da Prevenção Combinada do HIV.

A intenção é estimular iniciativas inovadoras e criativas que serão utilizadas para informar sobre as intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais, visando buscar compreender como os jovens enxergam a prevenção ao HIV e quais ferramentas e tecnologias que tenham potencial de diálogos  com as sexualidades, seus contextos, práticas e vivências.

Segundo o consultor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Diego Callisto, que lidera esta iniciativa, “a maratona Hackathon é uma atividade que possibilitará pensar a prevenção combinada associada a tecnologias de informação e comunicação, tendo como principal produto a produção de aplicativos enfocados nessa temática, desenvolvido por jovens que estarão compondo essa atividade do Congresso, que vai ocorrer entre os dias 26 e 29 de setembro, em Curitiba”.

Diego Callisto explicou também como pretende usar este instrumento: “o objetivo principal da iniciativa é aproximar o DIAHV dos diferentes grupos de jovens, conhecer como eles enxergam a prevenção combinada no contexto das tecnologias de informação e comunicação, e envolvê-los na formulação de aplicativos e software que dialoguem com suas abordagens e sexualidades.

O evento inicial prevê reunir cerca de 50 jovens, divididos em 5 grupos. Cada grupo contará com um mentor. Uma empresa, especialista nesse formato de maratona com metodologia Hackathon, conduzirá a atividade, sob a coordenação de Diego Callisto.

Mas afinal, o que é Hackathon? Este termo, que significa maratona de programação, é a soma de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).As maratonas de hackathon vem se tornando uma dinâmica de inovação aberta, cada vez mais utilizada por diversas instituições e aplicadas em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a saúde. Neste caso, chamada de hackhealth.

PREVENÇÃO COMBINADA - O termo Prevenção Combinada se refere a um leque de alternativas – incluindo a testagem regular para o HIV, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), o uso de preservativo masculino e feminino, as imunizações e o tratamento antirretroviral para todas as pessoas infectadas com HIV e os marcos legais e outros aspectos estruturais –  que podem ser empregadas para promover a prevenção ao HIV/aids. Desde as suas origens, o do Ministério da Saúde vem privilegiando a promoção da prevenção ao HIV/aids no enfrentamento da epidemia, como parte de um esforço que consolida o Brasil como protagonista dessa luta global.  Hoje, a Prevenção Combinada é a maior aposta do governo brasileiro, que está há 30 anos na vanguarda de proposições inovadoras para o enfrentamento da epidemia. Confira a estratégia “Prevenção Combinada”:  http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se/prevencao-combinada-em-istaids

 

publicado em
08/09/2017 - 11:22