Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do Mercosul debate prevenção combinada

Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do Mercosul debate prevenção combinada

Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do Mercosul debate prevenção combinada
Encontro reuniu representantes de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

Integrantes da Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do Mercosul se reuniram na manhã desta terça-feira (26/09), durante as atividades que precedem o 11º Congresso de HIV/Aids e 4º Congresso de Hepatites Virais (HepAids 2017) que será realizado em Curitiba até sexta-feira (29/09). O encontro é preparatório para a 51ª Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, prevista para dezembro.

Em pauta, o tema “Prevenção Combinada” no Mercosul; o acesso ao tratamento de hepatite C; e a diminuição da transmissão vertical de hepatites virais. O projeto de combate à sífilis na tríplice fronteira sul – que engloba Brasil, Argentina e Paraguai – também foi debatido no encontro. Além disso, o grupo analisou a revisão e validação do questionário para diagnóstico situacional para essa região.

SOCIEDADE CIVIL – A reunião foi aberta pela diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Adele Benzaken, que destacou a importância do encontro para debater e compartilhar experiências de outros países – e convidou os participantes a conhecerem a “Vila Social” do evento, manifestação da forte participação da sociedade civil nas ações de políticas públicas de saúde no Brasil.

Participaram da reunião Roberta Vargas de Moraes, da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (AISA) do Ministério da Saúde; Jesse Maid, do Ministério da Saúde da Argentina, e Juan Sotelo, do programa de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose daquele país; Clara Cavalcante, do Centro de Referência e Testagem da Universidade de São Paulo (CRT/USP); Susana Correa e Daniel Perez, do programa de IST, HIV/Aids do Uruguai; Márcio Vila, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS); e integrantes do corpo técnico do DIAHV.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

 

publicado em
26/09/2017 - 14:05